A Prefeitura da Estância Turística de Barretos iniciou uma importante ação integrada com o objetivo de aproximar os serviços de empregabilidade da população. Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico & Inovação e de Assistência Social, as equipes gestoras passaram a integrar as reuniões dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O ciclo de visitas técnicas e de orientação teve início nesta quinta-feira (18), com palestra realizada pela chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gisele Maximiano.
“O foco principal é abrir um canal direto de comunicação com os moradores para tratar de temas fundamentais voltados ao mercado de trabalho, tais como empregabilidade, elaboração e estruturação de currículos e a captação de novas vagas de emprego na cidade”, disse Gisele. Além disso, a iniciativa funciona como uma vitrine para apresentar todos os projetos, programas e serviços de apoio ao trabalhador e ao microempreendedor que já são desenvolvidos continuamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico na busca por fomentar a autonomia financeira local.
Outro ponto alto abordado com a comunidade é a rede de apoio voltada à qualificação profissional gratuita. “As apresentações nos CRAS destacam as parcerias sólidas firmadas pela Administração Municipal com entidades de grande peso no cenário educacional e corporativo, como o Sebrae e o Senac, que oferecem cursos, oficinas e capacitações de olho nas demandas reais das empresas barretenses”, informou a secretária Juliana Adão. Com essa união de forças, a prefeitura pretende descentralizar o atendimento técnico e garantir que a informação e o suporte para a conquista de um emprego formal cheguem de forma humanizada e acessível ao coração dos bairros.