Saúde aplica mais de 100 doses de vacina contra gripe no primeiro dia de ações no shopping e calçadão

12/06/2026

A Secretaria Municipal de Saúde dá continuidade neste sábado, dia 13, às ações de vacinação contra a gripe no North Shopping Barretos e no centro da cidade. Neste dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo, as equipes da Saúde realizam a vacinação no Calçadão da 21 das 9h às 14h e no shopping das 13h às 18h. A vacina contra a doença está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.

Nesta sexta-feira, 12, primeiro dia da ação, 86 doses de vacina foram aplicadas no calçadão. No shopping, 111 doses foram aplicadas até as 19h, quando ainda faltavam duas horas para o primeiro dia de ação ser concluído no estabelecimento comercial. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves, o vice-prefeito Mussa Calil Neto acompanhou o primeiro dia de vacinação no centro da cidade e recomendou à população que aproveite as ações. “Eu e o prefeito Odair, que já passamos dos 60 e, por isso, estamos no grupo prioritário, já nos vacinamos lá no primeiro dia. E agora que a vacina foi estendida para a população toda, reforço aqui o pedido para que vocês compareçam com toda a família em uma dessas ações que estamos realizando em diferentes pontos da cidade ou em uma UBS durante a semana e tomem a vacina para ficarem protegidos”, ressaltou Mussa.

Nesta semana, em que foi celebrado no dia 9 o Dia Nacional da Imunização – além ter sido ampliado o horário de vacinação no bairro Vida Nova, de modo que agora todas as UBSs da zona urbana de Barretos têm vacinação segunda a sexta-feira das 8h às 16h e o Postão das 8h às 12h – foram realizadas ações externas de vacinação contra a gripe no Procon Barretos, onde foram aplicadas na quarta-feira, dia 10, 17 doses, entre consumidores e funcionários, e na Fatec, onde 41 doses foram aplicadas na noite de segunda-feira, 8. Na manhã deste sábado, 13, haverá também vacinação contra a gripe na Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá.

Importância de se vacinar contra a gripe
A gripe é transmitida principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. O vírus influenza também pode ser transmitido por partículas que permanecem suspensas no ar e pelo contato direto ou indireto com secreções respiratórias, o que ocorre quando uma pessoa toca uma superfície contaminada com o vírus da gripe e, em seguida, toca olhos, nariz ou boca.

Em ambientes fechados ou semifechados, como domicílios, creches, escolas, instituições de longa permanência, a possibilidade de transmissão é alta, o que pode ser influenciado tanto pelo potencial de infecção das cepas que estiverem circulando quanto pelo número e intensidade do contato entre pessoas.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça que a infecção por influenza normalmente se manifesta como síndrome gripal (SG), que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, sendo a febre o sintoma mais importante, com duração de cerca de três dias. Os sintomas respiratórios, como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e se mantêm em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

HÁ RISCO DE A DOENÇA SE AGRAVAR – Nesses casos, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Há possibilidade de evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo levar à morte. Barretos já registra diversas internações por SRAG neste ano e duas mortes, uma por influenza (gripe) e a outra por Covid.

Você pode se interessar por:

Saúde

Saúde aplica mais de 100 doses de vacina contra gripe no primeiro dia de ações no shopping e calçadão

Geral

Crianças e mulheres beneficiárias do Bolsa Família devem fazer acompanhamento na UBS até dia 26 de junho, sexta-feira

Saúde

Barretos registra queda nos casos de dengue em 2026

Administração

Agronegócio

Brasil

Celebridades

Cidades

Coronavirus

Cultura

Diversas

Economia

Educação

Esportes

Eventos

Geral

Meio ambiente

Mundo

Obras

Polícia

Política

Receitas

Saúde

Segurança

Social

Tecnologia