As obras de reurbanização da Avenida Loja Maçônica Fraternidade Paulista seguem avançando em Barretos. Executado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o projeto prevê uma ampla transformação em uma das principais vias de acesso da cidade, com investimento de R$ 12,2 milhões, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulinho da Força.
O pacote de melhorias contempla a execução de pavimentação, recapeamento asfáltico, drenagem urbana, construção de guias e sarjetas, além de intervenções voltadas à modernização da infraestrutura viária e ao aumento da segurança para motoristas e moradores da região.
Um dos destaques da obra é a implantação da nova galeria de drenagem de águas pluviais, que completa 21 dias de execução e já apresenta um avanço significativo. As galerias de grande porte irão ampliar a capacidade de escoamento das águas das chuvas, reduzindo o risco de alagamentos e garantindo mais eficiência ao sistema de drenagem urbana.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a intervenção representa um investimento importante para o desenvolvimento da infraestrutura da cidade, solucionando um problema antigo relacionado ao acúmulo de água em períodos de chuva intensa e proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população.
Atenção ao trânsito
Durante a execução dos serviços, a Prefeitura orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pela Avenida Loja Maçônica Fraternidade Paulista. Atualmente, o trecho em obras opera com apenas uma faixa liberada para o trânsito em ambos os sentidos — bairro–rodovia e rodovia–cidade —, sendo fundamental respeitar a sinalização e reduzir a velocidade ao passar pelo local.
A expectativa é que, após a conclusão das obras, a avenida passe a oferecer melhores condições de mobilidade, maior durabilidade do pavimento, eficiência no sistema de drenagem e mais segurança para todos os usuários, consolidando uma importante melhoria na infraestrutura urbana de Barretos.