Oficinas culturais transformam olhares no Hospital de Amor

02/10/2019

Utilizando a fotografia como ferramenta, equipes de saúde refletem sobre o dia a dia de trabalho no hospital de Barretos

 

Além de representar um lugar de cuidado e cura, o hospital também pode ser um espaço de cultura e arte. E tais ferramentas contribuem diretamente com os resultados do trabalho desenvolvido nesse e outros ambientes. 
Tendo em vista a importância da humanização e do pensamento crítico no ambiente hospitalar, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Usina Cultural, ONG ImageMágica e Hospital de Amor apresentam o projeto Novos Olhares. 
Em Barretos, diferentes unidades hospitalares receberão o projeto, entre elas o Hospital de Amor (de 14 de outubro a 1º de novembro e de 2 a 6 de dezembro) e a Santa Casa de Misericórdia de Barretos (de 30 de setembro a 4 de outubro, 21 a 25 de outubro e11 a 29 de novembro).
Durante os três primeiros meses, o projeto trabalhou a questão do descarte de materiais com a equipe de saúde e, agora, na segunda etapa do projeto, o tema será “Qual é a minha missão?” Para manter ainda mais desperto o propósito que já está no coração dos profissionais. 
 

Luz, câmera, ação!
A fotografia será o instrumento de reflexão e compartilhamento das ideias dos participantes. Educadores da ONG ImageMágica acompanharão os profissionais de saúde para que eles tirem fotografias sobre os temas propostos, junto com uma legenda para complementar a mensagem final. A saída fotográfica é muito importante para que os participantes vejam com outros olhos, e diferentes ângulos, seu ambiente de trabalho.
Ao final das oficinas, uma exposição é feita nos hospitais com os produtos criados pelos participantes. Nesse momento, é possível entender como o outro enxerga o mesmo ambiente e aprender com os diferentes olhares e ideias. Os envolvidos também recebem em mãos as fotos que tiraram ou fizeram parte para levar para casa. 
 

Lixo no lixo
Um dos temas que será abordado é o descarte de materiais para reforçar a importância do descarte adequado dentro das instituições de saúde. Feita de forma consciente, essa atitude garante a segurança dos pacientes e profissionais. 
 

Qual a minha missão?
Depois, é hora de deixar ainda mais viva a missão da equipe de saúde em sua profissão. Estimular a reflexão acerca do propósito dos profissionais fortalece a conexão deles com suas tarefas cotidianas, com seus colegas de trabalho e, principalmente, com os pacientes.
Nessa etapa, os participantes enviarão postais uns para os outros sobre a missão que os toca. O objetivo da troca é contribuir também para o fortalecimento da relação entre a equipe, trazendo ainda mais empatia e conexão entre as pessoas.
“Os projetos que realizamos nos hospitais são muito transformadores. É incrível você perceber que a fotografia faz a pessoa pensar e olhar diferente para a situação dela, do porquê que ela está ali”, conta Simone Araújo, coordenadora de projetos educacionais da ImageMágica. 

 

 

Tags:

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2020 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W