Prefeito encaminha para Câmara projeto que cria Guarda Civil Municipal

09/09/2019

O prefeito Guilherme Ávila anunciou na manhã desta sexta-feira (06), durante entrevista coletiva, a criação da Guarda Municipal de Barretos, que será subordinada diretamente à autoridade do Prefeito e vinculada a Secretaria Municipal de Ordem Pública.
O projeto de lei, prevê  que a corporação será  uniformizada, armada e equipada, organizada com base na hierarquia e na disciplina, com fundamento nas Constituições Federal e Estadual e na Lei Orgânica do Município de Barretos. “Temos que organizar para que caiba dentro do orçamento da prefeitura, pois, a nossa guarda será armada, vai defender o patrimônio público, os espaços públicos, vai trabalhar 24 horas por dia, 7 dias na semana”, destaca o prefeito de Barretos
A competência da Guarda Civil Municipal é proteger os bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.
Serão 40 integrantes da Guarda Municipal, e o compromisso da Prefeitura é que ainda neste ano contrate uma empresa para realização de concurso público específico para o preenchimento das 40 vagas, sendo 36 para homens e quatro para mulheres, com candidatos dentro do padrão adotado, inspirado no padrão da Polícia Militar. “Iremos ter pessoas extremamente treinadas, até porque, a polícia militar do estado de São Paulo é a melhor do Brasil”, relatou o prefeito.
O projeto de lei foi entregue ao presidente do legislativo, João Mulata; durante a coletiva, que contou com participação do secretário municipal de Ordem Pública, Cláudio Muroni, demais secretários e vereadores. 
O prefeito Guilherme Ávila afirmou ser um dia importante, especial, de notícias boas, agradeceu a participação dos presentes, destacando que é uma grande notícia para a cidade e um anseio antigo da população. “Esta é também uma reivindicação antiga minha desde a época que era vereador e um projeto meu de campanha desde 2012. Porém, por conta de uma lei federal ficou um pouco distante. Após estudos mais profundos, a busca de informações em outras cidades que tem a Guarda Civil Municipal, conseguimos encontrar uma saída com a legislação vigente e o projeto será uma realidade”, destacou.
Segundo ele, será um investimento muito importante que vai proporcionar segurança. “Esperamos que seja aprovado o mais breve possível, para que seja implantada, realizado o concurso público, convocação e treinamento do efetivo. Se correr dentro do previsto, até julho de 2020 tudo estará em pleno funcionamento”, acrescentou Guilherme.
O secretário Cláudio Muroni falou sobre o apoio do projeto pelo legislativo e lembrou que é um desejo antigo da população e da Câmara Municipal. “Esperamos que seja aprovado o mais rápido possível. Na elaboração tomamos vários cuidados, fizemos estudos, buscamos informações da experiência de outras Guardas Municipais já ativas e suas estruturas, pois é uma responsabilidade muito grande”, frisou.

 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2019 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W