Lombadas altas causam transtornos e prejuízos a motoristas em Colina

26/08/2019

 

As lombadas são motivo de reclamação de motoristas em Colina. Pelo menos, as mais recentes delas estão fora do padrão determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A altura exagerada está causando transtornos e prejuízos aos motoristas que enfrentam dificuldades ao passar pelas ruas da cidade.
Lombada instalada na Av. Engenheiro Luís Sebastião Piai, ao lado da Bortolo, quem não conhece o local ou não sabe evitar a batida, já soma os prejuízos. Também na Av. José Francisco Azedo (Av. das Cohabs) as lombadas estão altas demais. Por mais devagar que você passe não adianta. Você bate o fundo do carro e, com isso, danifica o sistema de suspensão e escapamento, e também obrigar o motorista a trocar peças.
As lombadas são consideradas importantes para obrigar o motorista a reduzir a velocidade, mas, algumas delas forçam quase uma parada do carro na via ou mesmo passar de lado. E, quando você passa na lombada de lado, força excessivamente a suspensão do carro. 
Se, por um lado, a prática evita que a parte de baixo do veículo seja afetada, por outro, causa danos sérios na estrutura. Diversas peças acabam sendo forçadas, como a barra estabilizadora, os amortecedores e os rolamentos. Os danos podem ser ainda piores em carros com a direção hidráulica. Nesse caso o desgaste das peças é mais intenso e desnecessário.
Segundo o Contran, são permitidas apenas duas medidas: 8 cm de altura por um 1,5 metro de comprimento para vias onde a velocidade é baixa, até 20 km/h, e de 10 centímetros de altura por 3,7 metros de largura para avenidas com velocidade de até 30 km/h. Mas em Colina, as recentes lombadas instaladas estão fora do padrão.
Não somos contra a instalação dessas lombadas, mas sim que o Setor de Trânsito do Município possa adequá-las as condições exigidas em lei especifica.
O prejuízo não pode e não deve ficar apenas com os munícipes. Até por que essa adequação das mesmas trará mais gastos aos cofres públicos. 
Que façam certo para não ter que desmanchá-las.

 

 


 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2019 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W