Iniciativa do Senac Barretos estimula consumo consciente

18/02/2019

“Se precisar pegue, se sobrar doe”. Simples e direto. É assim que se apresenta o “Cabide Solidário”, projeto do Programa Ecoeficiência do Senac Barretos, administrado pelos alunos da Aprendizagem, responsáveis pela divulgação e ações com o público. 
Desde outubro de 2018 eles organizam no pátio da unidade, um cabide com peças de roupas e calçados, trabalhando o consumo consciente. O objetivo é propiciar a troca de peças em bom estado. Todo aluno ou funcionário pode levar a peça que quiser ou precisar.
O projeto é administrado pelos próprios alunos, que se responsabilizam pelo recebimento e análise das roupas e calçados, além da divulgação e orientação dentro da unidade. As peças que não vão para o cabide, são encaminhadas para a Casa de Passagem de Barretos.
“Recebemos muitas peças e os alunos estão empolgados com a resposta ao projeto. Como no começo surgiram dúvidas sobre quem poderia dispor do cabide, a turma optou por espalhar a iniciativa pela unidade. Deixamos peças nos banheiros, escadas e outros espaços, dessa forma elas começaram a ser levadas”, conta Lizandra Pereira Ferraz, responsável pelo Programa Ecoeficiência. 
Ela acrescenta que a ideia é envolver a comunidade, disponibilizando o cabide para que a população se sinta à vontade em se aproximar e participar.
“Essa é uma ação permanente, que pretende a interação com a comunidade justamente para refletir sobre a necessidade de um consumo mais consciente. Não é apenas levar para casa e acumular peças de roupas e sapatos, mas refletir sobre a verdadeira necessidade dessa aquisição”, salienta Emerson Mello dos Santos, gerente do Senac Barretos.
A primeira experiência do Cabide Solidário aberto à comunidade foi em janeiro, quando o Senac Barretos levou a iniciativa ao Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos).“Ficamos por quatro horas no hall de entrada, por onde circulam muitas pessoas de todos os lugares do país, e rapidamente as pessoas foram se aproximando e interagindo. Duas horas depois, uma pessoa chegou com duas sacolas em doação”, contou Lizandra Ferraz.Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode ir até a unidade, que fica na avenida 21, nº 87, na esquina da rua 2, no centro. O Senac Barretos funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

 

 

 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2020 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W