A importância do pediatra na recepção neonatal e das rotinas de alojamento conjunto

04/02/2019

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje é o primeiro dia de verdade do nosso editorial de saúde da criança. Na semana passada fiz somente uma apresentação para os que ainda não me conheciam. Mas hoje começa pra valer!
Escolhi o assunto para iniciar nosso contato desde o inicio da pediatria na vida da criança, ou seja, desde o momento do parto. 
Na verdade o ideal é que o pediatra já conheça a mãe e que tenha conhecimento prévio das condições dela e do bebê que irá recepcionar na sala de parto.
Desde 1993, recomenda-se a presença do pediatra na recepção neonatal. Tal profissional é o mais capacitado para realizar a recepção do bebê e de realizar manobras de reanimação neonatal se for necessário. 
Cabe ao pediatra, em avaliação logo após o nascimento avaliar as condições clinicas do bebê. Se a criança nascer bem pode ir direto ao colo da mãe, o que chamamos de “pele a pele”, mas se é identificado necessidade de alguma intervenção, a criança é levada a um berço aquecido onde são realizados os procedimentos necessários para melhora clínica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), um a cada dez recém-nascidos precisam de auxilio para iniciar e manter a respiração logo após o nascimento. Parece ser pouco né? Mas se você tivesse 10% de chance de ganhar na loteria, não jogaria todos os dias? Ou seja, a possibilidade é grande e a presença do profissional médico capacitado para realizar o procedimento faz toda diferença!
Pode-se considerar o momento do nascimento, o mais perigoso da vida de uma pessoa, isso porque a chance de haver uma intercorrência com lesão cerebral por falta de oxigênio neste momento é o maior, neste momento, do que em todo o resto da vida.
As dicas que deixo aqui: engravidou? Já procure um profissional capacitado para realizar a recepção do seu filho e cobre do seu pediatra que ele realize o curso do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, isso pode fazer a diferença na vida do seu bebê.
Na próxima semana conversaremos um pouco sobre: “A rotina do alojamento conjunto na maternidade e os testes de triagem neonatal”. Até mais!

Dr. Caio Alves Junqueira Franco
 

 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2019 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W