Retirar brasão e bandeira vai atrasar "Placa Mercosul" no Brasil outra vez

03/12/2018

A decisão de retirar o brasão do município e a bandeira do estado da placa Mercosul, anunciada na última quarta-feira (28) pelo Ministério das Cidades, bem como outras alterações recentes no projeto original, vão atrasar a implantação do novo padrão de identificação veicular, prevista para acontecer neste sábado (1º) em todo o Brasil.
Apesar de Alexandre Baldy, o ministro da pasta, afirmar que o cronograma "segue inalterado", alguns Detrans sinalizaram que não estão prontos para começar a emitir a nova placa.
Apenas o Rio de Janeiro já disponibiliza o novo padrão, desde 11 de setembro. Consultado, o Detran de São Paulo informou que, "diante das várias alterações normativas, como o recente anúncio de exclusão de brasões, o órgão vem enfrentando dificuldade para sua implementação de forma segura no prazo previsto".
Já o Detran do Distrito Federal afirma que solicitou ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), subordinado ao Ministério das Cidades, a prorrogação do prazo de início da placa Mercosul, alegando "falta de preparação das empresas fabricantes e estampadoras, que ainda carecem de equipamentos técnicos para a devida produção".
Outros Detrans, como os do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, devem seguir o mesmo caminho. Além disso, para que os departamentos estaduais de trânsito, responsáveis pela emissão da nova placa, possam se adequar à retirada do brasão e da bandeira anunciada pelo ministro Baldy, é necessário que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publique nova resolução, regulamentando a alteração e substituindo a atual, de número 729/2018.
Segundo o Denatran, essa resolução será publicada somente na próxima semana, após da data-limite de 1º de dezembro, portanto. (Fonte: UOL Carros)

 

 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2020 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W