Pesquisa do Inpe coloca Barretos como a terceira cidade com maior número de queimadas em São Paulo

16/07/2018

Barretos aparece na terceira posição da lista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de cidades do estado de São Paulo com maior número de queimadas no primeiro semestre de 2018.
O município de Colômbia, a 41 quilômetros de distância, na divisa com Minas Gerais, ficou na 11ª posição em uma lista das 501 cidades com mais queimadas no país.
Barretos registrou 189 focos de incêndio entre janeiro e junho deste ano, enquanto no mesmo período de 2017 foram registrados 132 casos. Colômbia já registrou 112 focos de incêndio no mesmo período deste ano.
Segundo os técnicos do Inpe, o período de seca em 2018 começou bem mais cedo e os moradores quase não viram água de chuva. Em Barretos, as últimas chuvas ocorreram há 26 dias e não foram suficientes para reduzir a seca.
O site G1 informou no último domingo (8), justificativas da Cetesb e Corpo de Bombeiros para o aumento do número de focos de incêndios, de acordo com os registros dos primeiros seis meses de 2017 e de 2018.
Para a técnica ambiental da Cetesb, Cleuza Fabiana Gatti, Barretos possui uma área territorial muito extensa e um tipo de vegetação que contribui para o aumento dos riscos de incêndio.“As pessoas precisam tomar cuidado em atear fogo para fazer limpeza do terreno e utilizar materiais que possam começar o incêndio. Isso também pode causar prejuízo à saúde das pessoas", afirmou Cleuza Gatti ao G1.“O período da estiagem vai terminar em outubro e a tendência é que tenha um aumento no número de atendimentos. As queimadas acontecem de forma acidental, natural ou provocada. Temos a cultura de usar o fogo na limpeza de terrenos, queima de lixo, descarte de material e esse tipo de ação se torna incontrolável e o bombeiro acaba sendo acionado para conter a situação”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Frank Fernando Andrade, ao G1 no último domingo.

 

 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2019 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W