Prefeitura amplia atendimento na saúde

02/04/2018

O prefeito Guilherme Ávila anunciou na última quarta-feira (28), em entrevista coletiva, reestruturações na rede municipal de saúde após as contratações e o início de trabalho de cerca de 30 novos médicos que prestaram concurso público para a prefeitura de Barretos. 
Com as mudanças, o atendimento básico contará, a partir da próxima segunda-feira, 2 de abril, com clínicos gerais e pediatras nas unidades básicas. No caso da UBS do Barretos 2, haverá atendimento de clínico geral de segunda a sexta feira até as 23 horas e, terças e quintas, também atendimento de pediatra à noite. O atendimento noturno, até 23 horas, também será implantado na UBS do Marília.
De acordo com o prefeito, a reestruturação da rede de atendimento básico permitirá ainda que a UBS do Barretos 2 seja transformada em uma mini UPA, com laboratório de exames clínicos, Raio X e eletrocardiograma. “Somente os casos mais graves serão encaminhados para a UPA 24h. Isso vai permitir um atendimento mais rápido, inclusive na pediatria, e melhorar o serviço na própria UPA”, explicou.
Conforme antecipou Guilherme Ávila, após a reestruturação do atendimento básico, a prefeitura convocará os médicos nas especialidades, como ortopedistas e oftalmologistas, e realizará um grande mutirão de consultas e exames para zerar as filas de espera.
“Quando assumimos, em 2013, nós conseguimos zerar as filas para cirurgias de catarata e reduzir o tempo de espera para exames como ressonância. Algumas pessoas esperavam dois anos pelos exames. As filas voltaram a aumentar com a falta de médicos e com a reestruturação na Santa Casa, mas agora vamos fazer um grande mutirão e em duas ou três semanas regularizar o atendimento”, destacou o prefeito.
“De um lado, o Tribunal de Contas indicava que não podíamos mais contratar via CLT e do outro nós tivemos o concurso adiado duas vezes pelo interesse político de vereadores de oposição. Mas vamos olhar para frente. Nós pedimos paciência lá atrás para a população e agora nós vamos fazer os ajustes necessários”, explicou o prefeito.
Segundo o secretário de Saúde, Alexander Stafy Franco, que também participou da coletiva, a rede municipal de saúde contava no final do ano passado com cerca de 100 médicos, 60 deles contratados via CLT. Com as novas contratações, serão mais de 100 médicos na rede municipal, todos concursados. 
Para permitir a ampliação da cobertura, o Executivo também enviará para a Câmara de Vereadores um projeto estabelecendo novas vagas para médicos. “Nós estamos concluindo também a informatização da rede e a unificação do cadastro. Com a ampliação da cobertura básica e o maior controle, nós teremos um atendimento melhor para a população e também economia de recursos para a prefeitura”, destacou o secretário.
 

 

 

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2020 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W