Parceria desenvolve ação de prevenção sobre hepatites virais em Barretos

05/03/2018

A partir da próxima segunda-feira, dia 5, até na sexta-feira, dia 9, das 16 às 19h30, na área interna do Barretense Supermercado, na Rua Nicomédes de Oliveira Mafra, no bairro Jardim Califórnia, a secretaria

 

municipal de Saúde de Barretos realiza uma ação para prevenção e alerta sobre as Hepatites.
A ação será desenvolvida através do Programa de Hepatites Virais de Barretos em parceria com o Barretense Supermercado. Durante a ação serão realizados testes rápidos de Hepatites B e C. 
De acordo com Thatyaine Schiapati, coordenadora do Ambulatório de Doenças Infecto Contagiosas - “São Sebastião” e do Programa de Hepatites Virais de Barretos, se o resultado da testagem foi positivo para sífilis, o paciente será encaminhado para a Unidade de Saúde mais perto da sua residência. Caso o positivo seja para Hepatites, o paciente será agendado para consulta com a médica Aline Coelho Rocha, no São Sebastião. 
HEPATITES
As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Elas podem ser transmitidas por transfusão de sangue; compartilhamento de agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corpóreos; relações sexuais sem uso de preservativos; uso compartilhado de escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas; hemodiálise; transplante; e tratamento dentário.
Para prevenção é recomendado o uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção das hepatites B e C. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam que estejam contaminados e, no caso da hepatite B, há também a vacina.
A vacina contra a hepatite B, principal forma de prevenção à doença, está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede pública de saúde.
 

Tags:

Please reload

O POVO TV

siga o Jornal O POVO
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload

Lilia Cristina da Silva Anastácio Edição de Jornais - ME. | Av. Santos Dumont, nº 1833 | Bairro Aeroporto | Barretos – SP | CEP 14783-115 | Tel: 17 3323.4960

© 2020 - Jornal O Povo Online - Todos os direitos reservados. Max Neves

  • Facebook B&W