Educação

Senac Barretos celebra três décadas com modelo de ensino que busca a excelência e a educação pela autonomia



Fruto da expansão da rede Senac São Paulo pelo Estado, a unidade foi inaugurada na cidade em 19 de dezembro de 1990, fomentando o desenvolvimento da região por meio da educação.
Com 9 salas e 7 laboratórios, o Senac Barretos atende a 10 municípios e é referência em cursos de diversas áreas do conhecimento, como tecnologia da informação, saúde e bem-estar e gestão e negócios.
Mesmo antes da inauguração oficial, o Senac São Paulo já marcava presença na cidade. Em 1947, a instituição oferecia o curso Comercial Radiofônico, na modalidade de ensino a distância, por meio do núcleo da Universidade do Ar (Unar). A grande aceitação deste curso levou a Administração Regional do Senac a se articular para instalação de uma unidade em Barretos.
Nos anos 1960, Barretos passou a ser atendida pelos cursos da Divisão de Treino e Aperfeiçoamento. Entre as ofertas para a população estavam cursos como Treinamento de Balconista e Aperfeiçoamento de Vendedores, com o objetivo de melhorar o desempenho dos profissionais que já trabalhavam no comércio. Na área de formação profissional, foi desenvolvido o curso Ginásio Comercial para Aprendizes.
O Conselho Regional do Senac aprovou, em 1988, o recebimento, em caráter de doação, um terreno com 1.564 m² pela Prefeitura Municipal de Barretos. Em 10 de agosto do mesmo ano foi assinada a escritura de doação pelo, então, prefeito de Barretos, professor Milton Ferreira.
Inauguração em 1990
Em 19 de dezembro de 1990, o Senac Barretos foi inaugurado com a presença de Abram Szajman, presidente da Fecomercio-SP na época, além dos Conselhos do Sesc e Senac São Paulo. Logo no início das atividades, a unidade ofereceu ampla programação nas áreas de administração, recursos humanos, moda, beleza, informática, escritório e saúde.
Após dois anos de atividades, em 1992, foi assinado contrato com o Clube Os Independentes, com o objetivo de unificar a linguagem, proporcionar uma postura mais profissional no trato com os turistas e promover um caráter empreendedor para o mais tradicional evento da cidade e um dos mais importantes do país: a Festa do Peão de Barretos.
Outro destaque na atuação da unidade ocorreu em 1997, quando passou a oferecer o Programa Educação para o Trabalho (que continua até hoje) para preparar jovens em sua primeira experiência e imersão no mercado de trabalho.
No início dos anos 2000, foi desenvolvido o Programa Alfabetizando Jovens e Adultos, para oferecer certificação das competências referentes às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.
Premiações
Em 2005, a unidade foi certificada com o selo Empresa que Educa, concedido pelo Senac São Paulo, por prestigiar iniciativas de responsabilidade social.
Três anos depois, pela forte participação junto à comunidade da região, recebeu o título de 1º lugar na categoria Escola Técnica, na premiação Os Melhores do Ano de Barretos.
A premiação é fruto de pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de Barretos junto à população para a escolha das três melhores empresas em 160 segmentos.  No ano seguinte, em 2009, o Senac Barretos foi vencedor, novamente, pela mesma categoria e prêmio.
Já em 2012, a unidade foi contemplada pelo prêmio Excelência no Atendimento ao Cliente, pela Campanha de Incentivo Atitude. No ano seguinte, recebeu o prêmio de Inclusão de Pessoas com Deficiência, pelo cumprimento de cotas.
Também houve reconhecimento em 2020, com a Certificação de Nível 2 em conformidade com os requisitos da Norma de Gestão Ambiental do Senac pelo Programa Ecoeficiência.
Celebração
Ao completar 30 anos na cidade, sempre contribuindo para a formação completa de profissionais que precisam lidar com os contínuos desafios do mundo do trabalho, o Senac Barretos contará, em 2021, com mais de 120 opções de cursos técnicos e livres, formando uma programação diversificada e atualizada, de acordo com as necessidades do setor de comércio de bens, serviços e turismo.  
“O Senac Barretos faz parte da história de muitas pessoas da cidade e da região. Nos orgulhamos por ter contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional de alunos que hoje atuam nas áreas que escolheram na instituição. Agora, olhamos para o futuro na certeza de que continuaremos tendo resultados comprovados na melhoria de vida de vários profissionais e organizações”, celebra Emerson Mello dos Santos, gerente do Senac Barretos (foto).
A comemoração de aniversário será em formato remoto, por conta da pandemia de Covid-19. Alunos, ex-alunos, parceiros, docentes e o corpo técnico da instituição, farão depoimentos nas redes sociais do Senac Barretos sobre a importância da unidade em suas vidas. Um show de talentos também deve marcar as celebrações no ambiente digital.
“É uma data expressiva para todos nós que vivemos o Senac Barretos. Em virtude do momento que atravessamos, nos reinventamos e buscamos alternativas para que essa comemoração aconteça, nos mantendo, de alguma maneira, próximos e unidos, como é o Jeito Senac de Educar”, finaliza o gerente.
As postagens comemorativas poderão ser acompanhadas pelas redes sociais, como no Instagram @senacbarretos, ao longo do mês. Para conhecer mais sobre a unidade e sua programação, acesse www.sp.senac.br/barretos.


Mais sobre Educação