Geral

Secretário destaca números do Castramóvel e ressalta avanços com novos serviços da Vigilância Sanitária



Ao participar da inauguração do Centro Veterinário “São Francisco de Assis”, na última quarta-feira, dia 9, o secretário municipal de Saúde, Alexander Stafy Franco, destacou os avanços da saúde pública em Barretos. “O Centro Veterinário é mais um exemplo da transformação e da evolução ao longo dos oito anos desta gestão do prefeito Guilherme Ávila. Não dá para comparar o que era antes com o agora”, enfatizou.

Alex disse que a Vigilância Sanitária é um exemplo disso. “Em 2012 a VISA tinha os seus serviços de rotina e foi incorporando outras ações de grande importância, como o Castramovel, uma bandeira do seu governo. Antes, praticamente não se castrava nada de animais – cachorros e gatos. Até o ano passado foram mais de 7,5 mil animais e 7.607 mil chips colocados nestes animais”, calculou. “Estes números só não só maiores devido a pandemia do coronavírus que nos surpreendeu este ano e dificultou as ações”, observou.

O secretário lembrou ainda da implantação do SIM (Sistema de Inspeção Municipal), que permite às pessoas comercializarem os produtos de origem animal com toda segurança e em acordo com a lei 5.000 de proteção aos animais. “Então, a Vigilância Sanitária incorporou outros serviços de qualidade que traz benefício a população”, frisou. A Visa é dirigida por Marco Antônio Rocha.

RETOMADA – o Castramóvel retomou suas atividades neste mês de setembro para a castração gratuita de cães e gatos de estimação para a população que não consegue pagar uma clínica veterinária por esse serviço. A Unidade Móvel está posicionada na UBS “Médico Lotfallah Miziara”, à Rua João Luiz da Silva, 549, no Bairro Zequinha Amêndola, mais conhecida como Postinho do Barretos Dois, realizando agendamento das cirurgias de castração até a próxima sexta, das 8h às 12h, ou até o preenchimento das vagas.

A castração é realizada, após o agendamento, na própria Unidade Móvel, instalada dentro da estrutura de um ônibus. Os animais devem estar em bom estado de saúde para passar pela intervenção e devem ter idade acima de seis meses de vida.
Para o agendamento, o dono do gato ou cachorro tem que ir pessoalmente ao Castramóvel, com cópias de seus documentos de identificação (RG e CPF) e cópia do comprovante de endereço, que deve ser na cidade de Barretos, independente do bairro. Crianças não podem fazer o agendamento.

O Castramóvel é equipado com todos os equipamentos necessários para a realização das castrações, sendo duas autoclaves, dois aparelhos de ar condicionado, duas pias, banheiro, bancadas e armários para o armazenamento de medicamentos. A unidade itinerante conta com uma equipe de três médicos veterinários e dois auxiliares administrativos e é fruto de uma iniciativa desta administração municipal.


Mais sobre Geral