Geral

Pesquisa aponta que Barretos como terceira cidade mais hospitaleira do Brasil



Reportagem publicada nesta semana no site catracalivre.com.br aponta Barretos como o terceiro melhor destino mais hospitaleiro do Brasil, conforme pesquisa realizada pela plataforma Airbnb, de hospedagens. O levantamento foi feito com base nas maiores notas médias dadas pelos hóspedes às acomodações entre junho de 2029 e junho de 2020; e o Estado de São Paulo concentra cinco municípios mais bem avaliados no total.

Entre outros aspectos, higiene, limpeza, facilidade para check-in e check out, comunicação com o anfitrião e se o espaço está de acordo com as expectativas, são critérios que contam para a avaliação. Piracaia (SP), é a primeira cidade mais bem avaliada e Domingos Martins (ES), a segunda.

O secretário municipal de Turismo, Adriano Santos, afirmou que Barretos é realmente uma cidade que tem vocação de hospitaleira, independente de hospedagens em casas, chácaras, hotéis e outros locais. “O barretense tem este perfil de receber bem, seja durante os eventos que o Município proporciona ou ao longo do ano para qualquer situação”, disse Adriano.

O Secretário ressaltou que a Cidade tem alto potencial turístico. “A Prefeitura vem trabalhando muito para isto. Já conseguimos o selo de Município de Interesse Turístico e estamos avançando para conquistar o de Estância Turística”.

VIAGENS - Segundo o Airbnb, desde maio, tem sido observada uma maior preferência dos hóspedes por casas de campo e em cidades menores de praia em destinos “hiperlocais”, a até 300 quilômetros dos centros urbanos. Em muitos casos, são famílias em busca de um refugio fora da cidade grande, e, ao mesmo tempo com boa infraestrutura (como conexão à internet, ruas asfaltadas, opções de comércio e serviços, etc), para conciliar férias com a família e trabalho em home-office.

Segundo a publicação catracalivre.com.br no fim de abril, o Airbnb lançou um avançado protocolo de higienização desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas internacionais, como CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, que é referência nos esforços de combate a Covid 19, e já está disponível no Brasil.

As medidas incluem capacitação da comunidade dos anfitriões sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e certificação das acomodações que seguem esses padrões. As 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil, pela ordem, são: Piracaia (SP, Domingos Martins (ES), Barretos (SP), Jaraguá do Sul (SC), Brotas (SP), São José dos Pinhais (PR), Pomerode (SC), Socorro (SP), Joanópolis (SP) e Nova Petropólis (RS).


Mais sobre Geral