Saúde

Paula Lemos se dedica à ampliação de leitos e mais compra de medicamentos



Durante live e coletiva de imprensa, na tarde da última quinta-feira (25), a prefeita Paula Lemos, junto com o vice-prefeito, Gustavo Sasdelli, e o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, anunciou a conquista de recursos para serem investidos no combate ao coronavírus em Barretos.
Diante do agravamento da situação pandêmica do município, a Câmara Municipal de Barretos, por meio das economias do Legislativo, nos primeiros trimestres/duodécimos, realizou a devolução antecipada de R$ 700 mil reais, que serão utilizados nas despesas com leitos para pacientes com Covid-19 na UPA – Barretos.
“Agradeço aos vereadores que entenderam a urgência do ato em auxiliar o município no pior momento em que já vivenciamos no enfrentamento da pandemia. Esse apoio foi fundamental para que pudéssemos organizar a ativação de 10 leitos na UPA, sendo 5 de suporte ventilatório e mais 5 de enfermaria”, ressaltou Paula Lemos.  
A prefeita destacou que, infelizmente, o município tem recebido poucos repasses para auxiliar neste momento. “No ano de 2020 Barretos recebeu através de repasses do governo para o combate do Covid-19, cerca de 50 milhões de reais. Já neste ano recebemos menos de 1 milhão de reais. Estamos nos desdobrando, trabalhando de domingo a domingo para conseguir organizar estratégias para suprir as necessidades de nosso município neste momento tão difícil”.
Ainda durante a coletiva, Paula Lemos anunciou a ativação de 6 leitos de UTI – AME e a conversão de 10 leitos da UTI da Santa Casa para UTI – Covid. “O apoio da Fundação Pio XII neste momento traz um suporte essencial para auxiliar nessa luta, nos proporcionando o aumento de leitos e abastecimento de insumos como mais oxigênios”, destacou a prefeita.
De acordo com ela, a prefeitura permanece na busca constante de recursos e encontrou apoio de empresários, que auxiliarão na compra de testes para agilizar o tratamento precoce das pessoas. “É um momento de unir forças contra esse mal que tem desfeito famílias. Queremos garantir mais leitos sim, mas acima de tudo, a vida dessas pessoas”, disse a prefeita.


Mais sobre Saúde