Política

'Estamos saindo, sim, em V dessa crise', diz Bolsonaro em Guariba



O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (16), em discurso na inauguração de uma usina de biogás em Guariba (SP), que a economia está "reagindo muito bem" e que está saindo da pandemia do novo coronavírus em V – uma referência a um crescimento acentuado da economia após uma queda abrupta.

"A nossa economia tem reagido muito bem, cada vez mais acredito na palavra, no trabalho do Paulo Guedes e sua equipe, de modo que estamos saindo, sim, em V dessa crise e, se Deus quiser, em pouco tempo, voltaremos à normalidade", afirmou o presidente.
Em agosto -- último dado disponível --, a economia brasileira cresceu 1,06% em relação a julho, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar da alta, o número indica uma desaceleração no ritmo de crescimento. Em julho, a variação foi de 3,71% e em junho, 5,33%.

Os três setores da economia – indústria, comércio e serviços – cresceram em agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), mas indústria e comércio tiveram altas menores do que em julho.

A estimativa atual do mercado é de um tombo de 5,03% do PIB em 2020 e alta de 3,5% em 2021, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um tombo de 5,8% da economia brasileira em neste ano.

Além disso, o desemprego bateu recorde no país na penúltima semana de setembro, atingindo mais de 14 milhões de pessoas. Nos últimos cinco últimos meses, mais de 4,1 milhões de brasileiros entraram para a fila do desemprego.

Bolsonaro visitou Guariba nesta sexta acompanhado dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Braga Netto (Casa Civil) para a inauguração de uma unidade de biogás da Raízen.

O avião com a comitiva presidencial decolou em Brasília (DF) às 7h20 e chegou por volta das 8h20 ao Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), onde Bolsonaro foi recebido por apoiadores e estava sem máscara, acessório de proteção contra a Covid-19 com uso obrigatório no estado de São Paulo.

Em seguida, o presidente seguiu de helicóptero para Guariba, a 90 quilômetros de distância, onde desembarcou e fez uma visita à usina antes da cerimônia.

Depois da inauguração, o presidente viajou de helicóptero para Porto Real (RJ).

Neste sábado (17), ele deve participar do Espadim, evento com entrega de uma réplica da espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

 


Mais sobre Política