Política

COLUNA - Bastidores da Notícia



Orçamento de R$ 707 milhões de Barretos para 2021 é apresentado na Câmara - Na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, a Câmara Municipal realizou a Audiência Pública para apresentação e análise do Orçamento de Barretos para o ano de 2021. A previsão é de R$ 707 milhões que serão utilizados na administração do município. Os números estão detalhados no Projeto de Lei 134/2020, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa de Barretos para 2021.Outros dois projetos de autoria do prefeito também foram debatidos, o Projeto de Lei 135/2020 altera os anexos I, II e III da Lei 5.426/2017, que é o Plano Plurianual - PPA de Barretos, entre 2018 e 2021; e o Projeto de Lei 136/2020 altera os anexos V e VI e os demonstrativos I e III da Lei 5.923/2020, que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para 2021. Com medidas de prevenção contra coronavírus, a Audiência Pública foi realizada por videoconferência.

Kiko Miziara assume cadeira na Câmara - O então suplente de vereador, Kiko Miziara (PV), foi efetivado no cargo de vereador na Câmara de Barretos, em substituição ao vereador Euripinho. O parlamentar já vinha participando das sessões online como suplente. Euripinho faleceu na noite da última segunda-feira (12), vítima de Covid-19.

Mesários fazem treinamento por aplicativo - A chefe do Cartório Eleitoral de Barretos, Alessandra Tamarozi, confirmou que os 960 mesários convocados pela Justiça Eleitoral para as eleições 2020 estão realizando treinamento online, através de aplicativo. Em virtude da pandemia, todo o treinamento será neste sistema, já dentro das normas de prevenção à Covid-19.

Eleitor pode denunciar propaganda irregular - Desenvolvido pela Justiça Eleitoral em 2014, o sistema Pardal, ferramenta de fiscalização e denúncia do cidadão para irregularidades na campanha, foi atualizado para as Eleições 2020. Entre as novidades do aplicativo para as eleições municipais de novembro está o link para que denúncias de irregularidades eleitorais, que não sejam relacionadas a propaganda, sejam encaminhadas diretamente ao site do Ministério Público Eleitoral. Os aperfeiçoamentos também evitam o uso de dados de terceiros e o envio de denúncias infundadas ou repetitivas. Para criar uma denúncia de propaganda irregular no Pardal, o cidadão deve identificar o local e quem fez a propaganda, isto é, se partido, coligação ou candidato. O interessado deve procurar o aplicativo na loja do seu dispositivo móvel. O Pardal é gratuito e tem versões para os sistemas operacionais iOs e Android.

Eleitores deverão consultar locais de votação - A Justiça Eleitoral informou que foi reduzido o número de urnas disponíveis paras as seções eleitorais deste ano. Em Barretos, na área da 21ª Zona Eleitoral, a chefe do Cartório Eleitoral, Alessandra Tamarozzi, está orientando os eleitores a verificar a localização de sua seção eleitoral para facilitar o deslocamento até o local de votação no dia 15 de novembro. Segundo ela, o eleitor já pode consultar se houve alteração em sua seção, utilizando o aplicativo e-Título ou acessando o site do TRE-SP. Os eleitores foram redistribuídos nas seções, por isso é bom consultar. Em Barretos, são 28 locais de votação, com 257 seções eleitorais e um total de 89.968 eleitores. Já em Colômbia são 3 locais de votação, com 17 seções e 5.812 eleitores aptos a votar.


Mais sobre Política