Geral

Barretos registra 42,9°C nesta quarta-feira e tem dia mais quente em dez anos



A temperatura em Barretos (SP) chegou a 42,9°C nesta quarta-feira (7). Segundo dados da Somar Meteorologia, foi o dia mais quente na cidade nos últimos dez anos. Desde segunda-feira, os termômetros ultrapassam os 40°C.

Por causa da forte onda de calor que atinge a região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o perigo de morte por hipertermia no Sudeste, além de áreas do Tocantins e do Centro-Oeste.

Segundo o médico pneumologista Luís Renato Alves, a hipertermia acontece quando a quantidade de calor à qual o organismo é exposto supera a capacidade dele de dissipação, afetando o equilíbrio da temperatura corporal.

A pessoa pode sentir dor de cabeça, tontura, mal estar, palpitação, desmaio e até morrer.

Para se prevenir, a população deve redobrar os cuidados com a hidratação e até mesmo com a escolha das roupas que usa.

"A melhor maneira de se prevenir isso é evitar exposição excessiva aos raios solares e ao calor, especialmente nos períodos mais críticos, entre 10h e 17h. Evitar atividade ao ar livre nesses períodos, evitar locais muito quentes com tendência maior à incidência de raios solares, principalmente aumentar a hidratação e usar roupas que permitam a transpiração, que é um mecanismo de controle da temperatura corporal."

Nesta quinta-feira, a previsão do tempo muda pouco em Barretos. A mínima deve atingir os 25°C e máxima pode chegar aos 41°C.


Mais sobre Geral