Geral

Barretos é a 13ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, aponta pesquisa



Um indicador elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon aponta que Barretos é a 13ª melhor cidade do Brasil em condições de vida para idosos entre os grandes municípios. 

Barretos destacou-se no IDL 2020 especialmente pelo desempenho em termos de Educação e trabalho, assim como em termos de infraestrutura para Cuidados de saúde. A respeito do primeiro aspecto, ressalta-se o número médio de horas de aula constatado na cidade, o que é refletido no desempenho de Barretos no índice Firjan-educação. Já em termos de Cuidados de saúde, Barretos exibe o maior número de profissionais de enfermagem entre as 280 cidades Grandes consideradas no IDL 2020. Além disso, é a segunda cidade em número de médicos.

Entre as maiores cidades, São Caetano do Sul e Santos lideram a lista, que tem ainda São Paulo na quarta posição, Atibaia, na oitava, Catanduva, na nona, e Americana, na décima. Fora essas, Porto Alegre (RS) aparece na terceira posição, Florianópolis (SC), na quinta, Niterói (RJ), na sexta, e Rio de Janeiro (RJ), na sétima.

Chamado de Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), o indicador considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.

A pesquisa selecionou as mil cidades mais populosas do Brasil e as separou em dois grupos: as 300 maiores e as 700 menores. Devido a falta de dados disponíveis para as análises comparativas, o número de cidades avaliadas caiu de mil para 876, sendo 280 cidades maiores e 596 menores. Para cada grupo, então, foi elaborado um ranking, e o resultado mostra que, em ambos os casos, as dez primeiras posições são ocupadas majoritariamente por cidades paulistas.

Já entre os municípios menores, os nove primeiros são cidades paulistas: Adamantina, Vinhedo, Lins, São João da Boa Vista, Itapira, Tupã, Fernandópolis, Votuporanga e Dracena. Esteio, no Rio Grande do Sul, completa o top 10.


Mais sobre Geral