Geral

Após onda de calor histórica em Bebedouro, primavera e o verão são as estações com maior incidência de tempestades



O ano de 2020 em Bebedouro também será lembrado pela grande e intensa onda de calor entre os dias 25 de setembro e 14 de outubro de 2020. Uma onda de calor histórica, onde foram registrados nas ruas da cidade temperatura acima de 40°C durante vários dias e 45°C no dia 5 de outubro, com sensação de 48°C.

Além das altas temperaturas, a primavera e o verão trazem para Bebedouro o que os meteorologistas chamam de eventos climáticos severos: tempestades com potencial de alagamentos, rajadas de vento, raios e chuvas de granizo. O fenômeno ocorre devido ao choque de massas de ar frio que ainda ficam presentes no hemisfério sul e as massas de ar quente que começam a intensificar ao longo da estação (ZCAS) .

Algumas dicas na Operação Verão 2020 da Defesa Civil Estadual são:

Além de estar atenta à previsão meteorológica e à emissão de alertas, é importante que a população reforce medidas de segurança diante dos eventos climáticos severos.

Nas residências ou apartamentos: Não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo. Desligar aparelhos elétricos durante tempestade com raios. Verificar galhos muito próximos à fiação, caso haja, acionar a CPFL. Verificar as calhas, evitando entupimentos.

Nas ruas: Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há riscos encobertos pelas águas como buracos e valetas. Em caso de chuvas fortes, importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores e grandes estruturas.

A maior dica é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta ou a pé.

A Defesa Civil Municipal, junto com a Defesa Civil Estadual, segue monitorando os principais sistemas de chuva, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados que possam ser afetados.

Para se cadastrar e receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no celular, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e visa prevenir a população para ocorrência de acidentes e desastres naturais.

Informou a Equipe da Defesa Civil, Portaria Municipal nº 31.616/2018 (Nova), Lei 3.153/2002 (COMDEC) e regulamentada pelo Decreto nº 10.872/2014.

ORIENTAÇÕES E EMERGÊNCIAS (24H) :

Corpo de Bombeiros: 193

GCM/ROMU/Defesa Civil: 153/199

Polícia Militar: 190


Mais sobre Geral