Cidades

25 de agosto Barretos de agora



A primeira edição da Festa do Peão, evento símbolo da cidade, foi realizada em 1956. Atualmente, o festival atrai um milhão de pessoas do Brasil e do exterior, gerando aproximadamente 15 mil empregos temporários diretos e indiretos. 
Devido à pandemia, em 2020 e 2021, a tradicional Festa do Peão de Barretos não foi e não será realizada de forma presencial. Neste ano, a programação “Barretos ontem, agora e para sempre”, apresenta uma Festa do Peão virtual, cuja programação (rodeios e shows) será realizada em forma de lives.
Contudo, o turismo na cidade, localizada a 438 quilômetros de São Paulo, não se resume à Festa do Peão. O município tem explorado a cultura sertaneja aliada às fontes de águas termais em complexos mistos de hotel fazenda e parque aquático. 
A cidade, aliás, se tornou Município de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo em 2017 e busca ser reconhecida como Estância Turística por seus monumentos, lagos e praças. 
Barretos também se destaca pela força do setor agrícola. Embora a pecuária tenha sido a principal atividade do município por mais de 130 anos, o panorama começou a mudar na década de 1970.
Atualmente, os cultivos de cana-de-açúcar, laranja, soja, milho e seringueira movimentam, ao lado do gado, a agropecuária da cidade.


Mais sobre Cidades

25 de Agosto

Segundo a tradição, dois afamados desbravadores do sertão da zona Oeste de São Paulo, o alferes João...