A população da Estância Turística de Barretos conta agora com uma nova ferramenta de prevenção e conscientização sobre os riscos da exposição solar sem proteção: o Solmáforo.
O equipamento, instalado no Parque dos Lagos, próximo à Academia ao Ar Livre, e inaugurado na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, mede, em tempo real, a intensidade da radiação ultravioleta (UV) e indica, por meio de cores, o nível de risco, que pode variar entre verde “Seguro para atividades ao ar livre” e roxo “Risco sério à saúde. Evite exposição”. O excesso de exposição a estes raios pode causar envelhecimento precoce da pele, manchas e até câncer de pele.
A vinda do dispositivo, fruto da parceria entre o Hospital de Amor, a Prefeitura, a U-Visor (Chile), o CNPq e o Ministério da Saúde, foi idealizada pelo estudante do ensino médio Francisco Vazquez, que conheceu o aparelho durante uma viagem ao Deserto do Atacama, no Chile, pesquisou o tema e propôs trazer o Solmáforo para Barretos.
O jovem conta que o desejo de uma cidade melhor o motivou a implementar a ideia. “Mesmo não tendo a expertise técnica para desenvolver o projeto, consegui encontrar pessoas que tinham esses conhecimentos e que estavam dispostas a me ajudar. Isso foi fundamental para o projeto ir adiante. Sou muito grato a todos que me ajudaram nessa empreitada”, disse.
Pai de Francisco, o oncologista e diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor, Vinicius Vazquez, destacou a importância dessa tecnologia para a promoção da saúde por meio da prevenção. “O dia de hoje é muito especial. Graças a essa parceria exemplar, trazemos para a nossa cidade uma tecnologia inovadora, um equipamento que alerta e orienta sobre os riscos da radiação solar, incentivando hábitos seguros e ampliando ações de educação em saúde. Com ele, damos mais um passo importante, que é transformar conhecimento em ação preventiva”, afirmou.
O prefeito Odair Silva parabenizou Francisco pela iniciativa e os parceiros por abraçarem a ideia e reforçou o impacto positivo do equipamento na vida das pessoas. “É um equipamento que vai ajudar as pessoas a terem um pouquinho mais de entendimento sobre o quanto devemos nos cuidar em relação à luz solar. Está disponível para qualquer pessoa. Qualquer visitante que passar por aqui vai encontrar o QR Code e a placa, que facilitam o entendimento, e, com o próprio celular, poderá se informar e tirar qualquer dúvida que tiver em relação ao câncer de pele ou a alguma mancha na pele. É uma transformação na vida das pessoas”, disse.
O Solmáforo integra o projeto RETRATE, do Hospital de Amor, e também conta com um QR Code que direciona para um aplicativo onde é possível enviar fotos de lesões suspeitas de câncer de pele para avaliação médica especializada.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o triênio 2023-2025 é de cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma, o tipo mais comum no Brasil.
Participaram da inauguração a juíza Fernanda Vazquez, mãe de Francisco; a primeira-dama Roselaine Silva; o chefe de gabinete, Jhonatha Silva; os vereadores Itamar Alves, Japonês das Caçambas e Pastor Elson Santos; além de secretários municipais e integrantes da equipe do Projeto RETRATE.
