Secretaria de Saúde alerta sobre riscos da gripe em crianças e disponibiliza vacinação noturna

30/04/2024
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

A vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio e, conforme o último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira, 25 de abril, 1.130 crianças de seis meses e menores de seis anos receberam a vacina na cidade. “Ainda falta vacinar 74% das crianças de Barretos nessa faixa etária para atingirmos a meta da cobertura vacinal. É muito triste ter a vacina e os pais não levarem as crianças para vacinar”, afirmou a secretária Graça Lemos.

No mês de maio, haverá vacinação noturna em Barretos, a partir desta quinta-feira, dia 2. Será nas UBSs dos bairros Barretos 2 e Marília, até as 20h, aberta a toda à população. Além dessa ação adicional para facilitar o acesso à vacinação, todas as demais UBSs continuam vacinando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

Vacina e educação
A Prefeitura tem também aderido a estratégia indicada pelo Ministério da Saúde para vacinação em escolas: uma unidade escolar foi ponto de vacinação na sexta-feira, dia 26. Os pais devem procurar o local em que seus filhos estudam para ter mais informações e manter atualizada a declaração de vacina da criança. Nas escolas em que for ocorrer vacinação, é possível deixar preenchida autorização.

Importância de se proteger
A secretária destacou que nos últimos meses está aumentando a procura de atendimento médico por crianças com sintomas respiratórios. Na entrevista coletiva realizada na tarde de sexta-feira, 26, ela lembrou que as crianças têm risco maior de apresentar quadros graves e até de morte por gripe e, por isso, estão entre os públicos prioritários para serem vacinados.

Além das crianças de seis meses a menores de seis anos, a vacina também é aplicada em pessoas com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores da educação e da saúde, entre outros grupos prioritários.
Também é importante evitar o contato com pessoas que estejam com sintomas, lavar a mão frequentemente com água e sabão, manter o ambiente ventilado e se hidratar.

Atendimento médico
Graça lembrou que as pessoas que precisarem de atendimento à noite, de segunda a sexta-feira, podem procurar as UBSs dos bairros Marília e Barretos 2, que funcionam até as 22h; além da UPA 24h. Durante o dia, das 7 às 17h, cada paciente pode procurar a UBS mais próxima de sua residência.

Você pode se interessar por:

Administração

Prefeitura e Detran realizam passeio ciclístico por um trânsito mais seguro, no centro de Barretos

Administração

Passeio ciclístico por um trânsito mais seguro foi realizado em Barretos na manhã do último sábado, dia 18

Administração

Em noite de festa, novo Cemart é entregue à população totalmente revitalizado

Administração

Agronegócio

Brasil

Celebridades

Cidades

Coronavirus

Cultura

Diversas

Economia

Educação

Esportes

Eventos

Geral

Meio ambiente

Mundo

Obras

Polícia

Política

Saúde

Segurança

Social

Tecnologia