A Estância Turística de Barretos foi sede nesta terça-feira, 6, do Treinamento Preparatório da Operação São Paulo Sem Fogo. A oficina é realizada pela Defesa Civil estadual em 14 regiões paulistas e esta edição é voltada para Barretos e os outros 18 municípios da região, tendo em vista ações preventivas em espaços públicos e em propriedades rurais e planos de contingência.
O capitão PM Veneziani, representando a Coordenação Estadual da Defesa Civil, agradeceu ao prefeito Odair Silva, ao vice Mussa Calil Neto, ao secretário municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, Luís Umberto de Campos Sarti, e ao coordenador da Defesa Civil Municipal, Ricardo Maia, pela recepção preparada para todos que estão fazendo parte desse treinamento e também pelo espaço, disponibilizado por meio do IFSP.
Veneziani ressaltou que a fumaça e o fogo afetam a tudo e a todos, salientando que a temática Incêndio Florestal é muito importante, pois esse é um dos principais problemas de desastres associados ao período da estiagem no meio do ano. “Em 2024, a região de Barretes foi uma das mais afetadas, com grande número de ocorrências de área queimada, de número de focos de incêndio, afetando propriedades particulares, terrenos do Estado, áreas de interesse especial da legislação, fauna, flora e tudo mais. E hoje trouxemos alguns parceiros do Comitê Executivo da Operação São Paulo Sem Fogo, que vão bater um papo com os senhores sobre como o estado pode apoiar os municípios, quais são as políticas públicas disponíveis. Aproveitem esse dia para dialogarem para que a gente possa crescer e evoluir juntos”, afirmou aos presentes.
O prefeito Odair destacou que a partir deste momento do ano todos precisam estar preparados para a guerra contra incêndio. “Cada um precisa entender como é que podemos servir. Quero reforçar a mensagem marcante que o capitão Veneziani me disse hoje: ‘Cada cidadão precisa se colocar à disposição em um momento de combate’. Precisamos que a comunidade entenda que a Defesa Civil estará sempre à frente em uma situação desse tipo, mas a partir do momento que ela se disponibiliza para uma ação, nós cidadãos temos que estar dando retaguarda”, ressaltou o chefe do Executivo barretense.
Prevenção
Odair observou que o combate às queimadas não diz respeito apenas a quando está pegando fogo. “Começa com as ações para que não haja incêndio, na conscientização das pessoas que eventualmente possam botar fogo num montinho de lixo ou jogar a bituca de cigarro na beira da estrada”, afirmou. O prefeito ressaltou também que o colete da Defesa Civil, que ele e outras autoridades estavam utilizando, não é só uma simbologia. “É exatamente para a gente incorporar esse espírito de que, representando no setor público a comunidade, temos o compromisso de estar à frente em todos os momentos”, reforçou.
Mussa destacou a importância das empresas que têm suas brigadas de incêndio estarem presentes no treinamento. “A parceria dessas empresas atuando junto com o poder público é importantíssima. Esta é uma oportunidade para se aproveitar tudo que está sendo colocado pelos palestrantes porque o combate ao fogo tem tudo a ver com a saúde, colabora para a qualidade do ar, salva vidas”, ressaltou o vice-prefeito.
Odair agradeceu também pela presença e postura participativa dos atiradores e autoridades do Tiro de Guerra, da CPFL, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Silva, do chefe de Gabinete da Prefeitura, Jhonatha Silva; do superintendente do SAAEB, Nilson Andrade; dos secretários municipais Marcelo Jamal (Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade), Adelaide Lavanini (Comunicação), Mirka Costa (Educação) e Thiago Vasconcelos (Obras e Serviços Urbanos), do presidente da Câmara, vereador Lupa, e também dos vereadores Marcos Mariano e Elson dos Santos, que já esteve à frente da Defesa Civil. Na pessoa de Maria Inácio Macedo Freitas, da Defesa Civil do município de Colômbia, Odair cumprimentou os coordenadores da Defesa Civil de todos os municípios presentes.
O Tenente Wellington Ferreira da Silva, coordenador da 13ª regional de Proteção e Defesa Civil, e o secretário municipal Luís Umberto também cumprimentaram a todos os presentes, de todos os municípios, fazendo votos para que o dia fosse muito proveitoso.
O capitão Veneziani reforçou o agradecimento a cada pessoa presente e destacou a colaboração dos parceiros do Comitê Executivo da Operação São Paulo Sem Fogo presentes neste treinamento: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, CATI – da Agricultura, Fundação Florestal, CETESB, da SEMIL, DER e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.