A Casa da Mulher Paulista “Janaina Zanqueta Dias Rondini” promove, na próxima terça-feira, dia 24 de fevereiro, às 19h30, a roda de conversa “Mente, Corpo e Finanças Saudáveis”. A ação integra o projeto “De Janeiro a Janeiro: mente saudável e cuidados com a saúde integral da mulher”, que prevê a realização de rodas de conversa mensais ao longo de 2026.
A programação contará com a participação da fisioterapeuta Aline Martins, da economista Letícia Faria e da psicóloga Maria Luísa Ferreira.
“Será um encontro de muito conhecimento para toda a comunidade, em especial para as mulheres, abordando tratamentos indicados para o alívio da dor e a importância de viver sem dor, os primeiros passos para uma gestão financeira com mais autonomia e os impactos da saúde emocional na vida financeira”, destacou a coordenadora Ana Paula Febatis.
A Casa da Mulher Paulista está localizada na Avenida 63, nº 320, no Parque Novo Jóquei.
Troféu “Elsa Fonseca Souza”
No mesmo dia, às 19h, também será realizada a entrega do Troféu “Elsa Fonseca Souza” – Vozes do Azeviche à cofundadora do Conselho da Comunidade Negra em Barretos, Sandra Maria Ferreira.
A iniciativa integra a Campanha dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo e visa homenagear e reconhecer a história de mulheres negras atuantes na cidade. A entrega oficial do troféu às demais homenageadas está prevista para o dia 19 de março, às 19h30.
Sobre a homenageada
Sandra nasceu em 3 de agosto de 1954. Em Barretos, trabalhou na Santa Casa como atendente, realizando exames de eletrocardiograma. Também atuou como professora de Português no Colégio Soares de Oliveira.
Na década de 1970, foi cofundadora do Conselho da Comunidade Negra, ao lado de Elsa Fonseca Souza, participando ativamente da luta pela emancipação e valorização da população negra no município.
No final dos anos 1980, mudou-se para a Áustria, onde trabalhou como enfermeira padrão até a aposentadoria.