O projeto de arborização do Centro de Convivência do Idoso Idalina Jesus Anastácio (CCI Fepasa), iniciado na última semana, foi recebido com entusiasmo pelos frequentadores do espaço.
Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a ação prevê o plantio de cerca de 200 mudas de diversas espécies, como resedás, jacarandás, buquês-de-noiva, além de árvores frutíferas.
Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Jamal, a proposta faz parte do projeto de arborização em curso na cidade. “A pedido do prefeito Odair Silva e do vereador Luis Paulo Vieira, o Lupa, estamos promovendo o plantio dessas árvores aqui no CCI, cumprindo também o papel social de incluir os idosos nesse processo”, afirmou.
A iniciativa também dialoga com o envolvimento dos próprios idosos, que já cultivam no espaço mudas de tomatinho, manjericão, boldo e erva-cidreira, entre outras plantas, reforçando o cuidado coletivo e o sentimento de pertencimento.
“Trabalhamos junto com eles valores como responsabilidade, autonomia e o cuidado com o espaço público. Esse movimento envolve tanto os idosos do CCI quanto toda a equipe, reforçando esse cuidado com o espaço e, principalmente, com a nossa natureza”, explicou a secretária de Assistência Social, Juliana Adão.
A aposentada Ilza Alves, que frequenta o CCI desde a inauguração, aprovou o projeto. “Maravilhoso! Comentei que já deveria ter árvores na calçada, no estacionamento, aqui no espaço, porque sou totalmente a favor de arborizar tudo. Acho que agora vai ficar muito bonito”, disse.
Atento ao trabalho das equipes, o senhor Geraldo Filizola também contribuiu com a ação. Ele doou uma muda de bananeira e fez questão de ajudar no plantio.
O CCI Fepasa está localizado na Avenida 3, s/n, entre as ruas 12 e 14, no bairro Fortaleza.
