O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), no bairro Bom Jesus, promoveu na manhã desta sexta-feira, 13 de fevereiro, uma animada festa de Carnaval como parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa.
A programação carnavalesca contou com marchinhas tradicionais, muita animação e um concurso de fantasias, que garantiu momentos de descontração e criatividade. O terceiro lugar ficou com Lúcia Tomoda, caracterizada como odalisca. O segundo lugar foi conquistado por Zilda, Maria Isabel e Marlene, com o “Bloquinho das Belas”. Já o primeiro lugar foi para Vera Moraes, que se destacou com a fantasia de bruxa.
O corpo de juradas foi formado pela secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Adão; pela gerente de Proteção Social Especial, Ana Lívia Musa Caligares; e por Martha Maria de Brito Ávila, representante do Orbis Club, parceiro das ações da unidade.
A dona de casa Nilda Galvão Vicente, de 69 anos, aprovou a iniciativa. “Temos que tirar um dia para nos divertirmos, né? Isso aqui faz bem para a gente”, afirmou.
Atualmente, cerca de 70 homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos participam das atividades socioeducativas oferecidas pela unidade. Além dos encontros regulares, o grupo também conta com atividades complementares, como práticas físicas, atividades de campo, coral e alongamento. “Todas essas ações contribuem para o desenvolvimento ativo e saudável dos participantes, fortalecendo a autonomia, o convívio em grupo e os vínculos familiares”, destacou a psicóloga Leliana dos Santos, coordenadora do CRAS II.
A iniciativa reforça o compromisso do CRAS em promover momentos de integração, lazer e fortalecimento dos vínculos comunitários, valorizando o protagonismo e a participação ativa da pessoa idosa.