O Centro de Convivência do Idoso Idalina Jesus Anastácio (CCI Fepasa) realizou, na tarde de quinta-feira, 12 de fevereiro, um animado baile de Carnaval. A festa foi marcada por integração, alegria e um verdadeiro resgate das marchinhas que marcaram gerações.
De acordo com a encarregada do CCI Fepasa, Maria das Dores da Silva Ribeiro, a ação foi planejada em conjunto com a equipe e os próprios frequentadores. “A proposta foi trazer momentos de descontração e integração entre os participantes. Este ano incluímos as crianças, netos das pessoas que frequentam a unidade, promovendo uma ação intergeracional. Fizemos um baile de Carnaval com marchinhas, resgatando memórias e revivendo histórias por meio de músicas que marcaram épocas passadas, agregando cultura, entretenimento e socialização”, destacou.
Os próprios idosos colaboraram na organização do evento, ajudando na confecção dos enfeites, na movimentação da festa e até na escolha das músicas. A animação ficou por conta do cantor Juninho Jorge, que se apresentou de forma voluntária pelo segundo ano consecutivo.
Frequentadora do espaço há três anos, a professora aposentada Sueli Carvalho, de 78 anos, relembrou com entusiasmo os tempos em que acompanhava as escolas de samba em São Paulo. “Eu acho uma festa muito legal, promove entrosamento entre as turmas, entre as amigas. Gostaria que fosse ainda maior”, comentou.
Já a colega Leda Reis, de 76 anos, prefere um evento mais intimista. “Todo mundo aqui se conhece, tem amizade”, afirmou.
O advogado aposentado Custódio Sabino, de 85 anos, que frequenta o CCI há um ano e meio, ressaltou a importância do espaço em sua rotina. “É um lugar de muito acolhimento, com uma gestão muito boa, pessoal educado e carinhoso com os idosos. É gente que tem dom para lidar com a nossa geração, que precisa de paciência e conhecimento sobre o que os idosos necessitam. Muitas vezes enfrentamos a solidão ou a falta do que fazer. Tudo isso aqui complementa e faz com que a vida seja vida”, relatou.
Sobre o Carnaval, ele destacou a emoção de participar da festa. “Estou me sentindo muito feliz, alegre e descontraído. O Carnaval é uma festa popular que traz alegria, vem de muito tempo, desde a colonização. Nós herdamos essa tradição”, concluiu.
O evento reforçou o compromisso do CCI Fepasa, que atualmente atende cerca de 70 pessoas idosas, em promover convivência, cultura e qualidade de vida para a população idosa, valorizando memórias e fortalecendo laços entre diferentes gerações.