Polo de Saúde de Barretos, reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo como polo estratégico de desenvolvimento tecnológico, dá mais um passo na consolidação do município como referência nacional em inovação aplicada à saúde. No dia 20 de outubro, foi inaugurado o Laboratório Multiusuário de Modelagem, Prototipagem e Simulação 3D em Saúde, um espaço inédito na região, instalado no Harena Inovação, o Centro de Inovação do Hospital de Amor.
O laboratório conta com impressoras 3D de alta performance, dispositivos de realidade virtual e estações de trabalho com alto poder de processamento gráfico, permitindo o desenvolvimento de protótipos, simulações clínicas, soluções para procedimentos minimamente invasivos e processos de capacitação técnica para profissionais da saúde, startups e pesquisadores.
Com acesso aberto para uso compartilhado, o novo ambiente tecnológico será disponibilizado para instituições de saúde, universidades, startups e profissionais da região, fortalecendo o ecossistema de inovação e estimulando a produção de soluções com impacto direto na melhoria da assistência ao paciente.
“O novo laboratório abre as portas para empresas do setor da saúde e consolida ainda mais o Polo de Saúde de Barretos como referência em inovação no país, transformando ideias em soluções que melhoram a vida dos pacientes”, destaca Guilherme Sanchez, gerente de Inovação do Harena Inovação.
O projeto é resultado do trabalho articulado pelo Polo de Saúde de Barretos e contou com apoio de recursos do Programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Para o Hospital de Amor, a iniciativa reforça uma visão estratégica de futuro, que une cuidado humanizado, tecnologia e inovação.
“A inovação na saúde precisa estar a serviço das pessoas. Ao investir em tecnologia e criar ambientes como este, garantimos que o Hospital de Amor continue sendo não apenas um centro de tratamento, mas também de desenvolvimento de soluções que fortalecem todo o sistema de saúde, impactando diretamente o acesso”, afirma Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor.
Com a inauguração, Barretos amplia sua atuação como território de referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo voltados à saúde, estimulando o surgimento de novas parcerias e projetos de base tecnológica com foco em impacto social.