Nesta quinta-feira, 1º de maio, às 12h25, Barretos dá mais um passo como destino nacional de mototurismo com a inauguração do Monumento Rota Biker, uma escultura de 4,5 metros de altura que ficará na entrada do Parque do Peão, em frente ao setor de Credenciamento, durante a abertura oficial do Barretos Motorcycles.
A obra é assinada pelo casal de escultores Moisés Rodrigues Ribas e Adriana Furtado, responsáveis por levar o símbolo da Rota Biker a cidades de todas as regiões do Brasil. Com Barretos, já são 25 monumentos instalados. A escultura representa o tradicional cumprimento biker — dois dedos erguidos em V —, gesto universal entre motociclistas que expressa respeito, solidariedade e companheirismo nas estradas.
Para o presidente de Os Independentes, Jerônimo Muzeti, a instalação é mais do que uma homenagem. “O Barretos Motorcycles fortaleceu a cidade como destino do motociclismo. E agora, com esse monumento, o Parque do Peão ganha um novo ponto turístico, que também é um tributo aos milhares de motociclistas que fazem parte dessa história”, afirmou.
A Rota Biker é um movimento idealizado pelo motociclista Turbay, de Bocaiúva do Sul (PR), com o objetivo de mapear e fortalecer o mototurismo no Brasil, conectando destinos por meio de monumentos simbólicos. A iniciativa permite ainda que os viajantes carimbem seus passaportes da Rota em cada cidade integrante.
Marcos Murta, diretor adjunto de marketing de Os Independentes, destaca o valor cultural da obra. “O Parque do Peão já tem seus marcos emblemáticos. Faltava o do motociclista, que também traz consigo uma cultura vibrante de liberdade e solidariedade. Barretos merecia esse espaço. Barretos é um símbolo, um evento em si, e agora é oficialmente parte da Rota Biker”, declarou.
A inauguração acontece no primeiro dia do Barretos Motorcycles, que segue até sábado, 3 de maio, com shows de grandes nomes do rock nacional, apresentações radicais, feira comercial, e visitantes de todo o país.