|

Barretos é a 104ª melhor cidade do país para se envelhecer, segundo pesquisa de desenvolvimento urbano feita em 5.570 cidades brasileiras

13/11/2023
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

A 3ª edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), do Instituto de Longevidade, avaliou o grau de preparação das cidades para qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais. Barretos é a 104ª melhor cidade para se envelhecer no país. Dos 100 pontos possíveis por categoria, o município conseguiu nota 71,2 no setor da saúde, superando São Caetano do Sul, a primeira do ranking, que registrou 67 pontos. Ao todo, foram avaliados 23 indicadores de dados públicos: saúde, socioambiental e economia e as informações foram obtidas em bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), DataSUS e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O estudo evidencia as políticas de atendimento à saúde voltadas às pessoas idosas em Barretos. Um dos destaques é o Ambulatório de Saúde do Idoso, que funciona em anexo ao Centro Municipal de Reabilitação, e oferece atendimento especializado. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por clínico geral, geriatra, dentista e fisioterapeuta, além da equipe de enfermagem, e atende, em média, 180 pacientes por dia, oferecendo atendimentos que vão desde consultas médicas a grupos de fisioterapia, com enfoque na prevenção e no cuidado integral. Outro marco importante para Barretos é o Programa Vida Longa, parceria entre o Estado e o município, que oferece moradia para 28 idosos independentes em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos rompidos ou fragilizados com suas famílias. No Conjunto Habitacional “Eurides Garcia Garcia”, eles são assistidos com atendimento médico, enfermeiro, dentista, psicólogo e atividades para a socialização, além de viverem em residenciais individuais com acessibilidade total, priorizando a autonomia de uso e a segurança dos ambientes. Cada unidade habitacional possui 39 m² de área útil, sendo composta por uma sala conjugada com cozinha, um dormitório, banheiro. A prefeita Paula Lemos comemorou o resultado do estudo, destacando a importância da posição de Barretos no cenário nacional, fato que demonstra os investimentos contínuos para atender às necessidades da população idosa. “Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro, saudável e enriquecedor para a nossa população idosa”. “A colocação de Barretos no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade é uma chancela que nos motiva a continuar investindo em políticas públicas que promovam a longevidade com qualidade de vida em nossa cidade”, enfatizou.
Rede de apoio e acolhimento
O número de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil aumentou 57,4% nos últimos 12 anos, segundo o Censo Demográfico 2022. Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros nessa faixa etária. O cenário destaque a necessidade de os municípios brasileiros oferecerem uma rede de apoio e acolhimento que atenda às necessidades das pessoas idosas.

Você pode se interessar por:

Eventos

Com a presença de centenas de pessoas e de animais, “Pezinhos e Patinhas” agita o Nova Barretos

Eventos

GOVERNO DO ESTADO PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE A NOVA LEI DE LICITAÇÕES EM BARRETOS E RIO PRETO

Diversas

Arrecadação no North Shopping para vítimas do Rio Grande do Sul despacha primeiro caminhão de doações

Administração

Agronegócio

Brasil

Celebridades

Cidades

Coronavirus

Cultura

Diversas

Economia

Educação

Esportes

Eventos

Geral

Meio ambiente

Mundo

Obras

Polícia

Política

Saúde

Segurança

Social

Tecnologia