Os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, André Ponciano; de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal; e de Obras e Serviços Urbanos, Thiago Vasconcelos, juntamente com o coordenador da Defesa Civil da Estância Turística de Barretos, Ricardo Maia, concederam, nesta terça-feira, 10 de fevereiro, uma entrevista coletiva para esclarecer os impactos das chuvas registradas no município entre sábado (7) e domingo (8).
No período, os índices pluviométricos variaram entre 130 mm e 240 mm, ocasionando enchentes, enxurradas, queda de árvores, interdições temporárias de vias e a suspensão da volta às aulas na Rede Municipal de Ensino.
A coletiva foi aberta pelo coordenador da Defesa Civil, que apresentou um panorama das ocorrências registradas. Em seguida, o secretário de Planejamento abordou os principais pontos afetados pelo grande volume de água, como a Estrada das Palmeiras, que é uma servidão de passagem localizada em área particular; a parede do gabião do Córrego São Sebastião, comprometida pela ausência de concretagem no fundo do córrego, que deveria ter sido executada pela Prefeitura à época; além de unidades escolares como o Cemei Elza Maria Pita Bezerra e a E.M. Christiano Carvalho, construídas no mesmo nível da via pública.
“Trata-se de uma situação que veio à tona nesta gestão em razão da omissão de administrações anteriores. Agora, tenta-se imputar ao atual prefeito uma responsabilidade que não lhe cabe”, explicou André Ponciano.
Ainda sobre a Estrada das Palmeiras, o secretário de Agricultura explicou que as águas pluviais provenientes de loteamentos da região também são direcionadas para a via, e que o patrolamento sucessivo acaba rebaixando o nível do leito carroçável, aumentando a altura dos barrancos. “Há grande volume de água pluvial vindo dos loteamentos para dentro da estrada. É muito importante esclarecer e manter os munícipes que residem no local cientes dessa situação”, destacou Marcelo Jamal.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos detalhou as ações realizadas e as que estão em andamento em locais como o Distrito Industrial, Jardim Caiçara e Monte Alegre, além do atendimento a ocorrências em 13 unidades escolares, garantindo o retorno das aulas nesta terça-feira.
Ele também ressaltou que há projetos de melhorias para a Via das Comitivas, drenagem da Avenida Messias Gonçalves e recapeamento de vias, e salientou que a instabilidade climática inviabiliza a execução de diversos serviços, que precisam ser realizados durante o período de estiagem. “Grande parte da cidade não conta com sistema de captação de águas pluviais, o que faz com que o escoamento ocorra de forma superficial, tanto nas áreas mais antigas do município quanto nas estradas de terra. Graças a um pedido feito pelo prefeito Odair no ano passado, foi realizada a limpeza de córregos e bueiros em toda a cidade. Se esse trabalho preventivo não tivesse sido feito, os problemas enfrentados agora poderiam ter sido muito maiores”, afirmou Thiago Vasconcelos.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos reforça que segue monitorando as áreas afetadas e atuando de forma integrada para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.