Prefeitura de Barretos lança Projeto Flor & Vida para combater o Aedes aegypti

A iniciativa prevê a distribuição de aproximadamente 2,5 milhões de sementes de crotalária, planta cujas flores atraem libélulas, predadoras naturais do mosquito
05/12/2025

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos lançou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o Projeto Flor & Vida, ação conjunta das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Saúde e Assistência Social. O objetivo é combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da distribuição de cerca de 2,5 milhões de sementes de crotalária. O projeto foi apresentado aos alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Matilde Gitay de Mello, com a presença do prefeito Odair Silva, da primeira-dama Roselaine Silva e secretários municipais.
Odair destacou a importância do envolvimento das crianças, incentivando o plantio e cuidado das sementes para ajudar no combate ao mosquito. As sementes serão distribuídas nas Escolas Municipais, Unidades de Saúde, de Assistência Social, no Fundo Social de Solidariedade e na Fazenda Municipal, ficando disponíveis a toda a população ainda neste mês.
O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Jamal, explicou que as flores da crotalária atraem libélulas, predadoras naturais dos mosquitos, e que suas larvas também ajudam a interromper o ciclo do Aedes aegypti. A secretária de Educação, Mirka Costa, informou que o projeto será desenvolvido em sala de aula com turmas do Ensino Fundamental I e II e da EJA no próximo ano letivo. A diretora da escola, Cleusa Munhoz, afirmou que o trabalho já começou com os alunos do 1º e 2º ano, que receberam as sementes e um informativo com orientações de plantio.
Apesar dos benefícios da planta, a Prefeitura reforça que o cultivo de crotalária não substitui os cuidados básicos que cada morador deve manter em casa, como eliminar recipientes que acumulam água, manter caixas d’água fechadas, calhas limpas e lavar semanalmente vasilhas de animais.
Também participaram do lançamento a engenheira agrônoma Carolina Rodrigues, nora do doador das sementes, Sergio Catunda; a agrônoma da Prefeitura, Marcela Midori Yada; o secretário de Saúde, Angelo Gonçalves; a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Adão; e o superintendente do SAAE, Nilson Andrade.

Você pode se interessar por:

Administração

Sete municípios da região de Barretos concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Administração

Reunião discute medidas para evitar avanços na transmissão da Dengue e outras doenças no município

Administração

Prefeitura de Barretos discute políticas públicas para estudantes com altas habilidades e superdotação

Administração

Agronegócio

Brasil

Celebridades

Cidades

Coronavirus

Cultura

Diversas

Economia

Educação

Esportes

Eventos

Geral

Meio ambiente

Mundo

Obras

Polícia

Política

Receitas

Saúde

Segurança

Social

Tecnologia