3º Congresso Internacional da Cultura, Diversidade e Consciência Negra 2025 começa em Barretos

30/10/2025

A 3ª edição do Congresso Internacional da Cultura, Diversidade e Consciência Negra (Connegro) teve início nesta quarta-feira, 29, na Estância Turística de Barretos. O vice-prefeito, Mussa Calil Neto, e a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Ferreira Adão, representaram a Prefeitura na abertura do evento.

Mussa expressou alegria por Barretos estar recebendo o congresso, agradeceu a todos que atuaram para a organização do Connegro 2025 e afirmou que esses dois dias serão históricos. “Eu gostaria que um dia a gente construísse museus para lembrar do que foi o racismo, para que as pessoas ficassem abismadas que aquilo um dia existiu. Seria para guardar peças daquilo que hoje nós ainda estamos lutando para que acabe”, ressaltou o vice-prefeito.

Juliana Ferreira Adão destacou a potencialidade desse encontro. “É muito bom a gente olhar para esta sala e ver, entre os presentes, a maioria branca, porque quando preto conversa com preto sobre racismo, a gente divide dor. Mas quando a gente fala com uma população branca, a gente soma forças. O combate ao racismo não é de preto com preto, é do branco com o negro. Então, ter vocês aqui hoje para a gente é uma alegria”, ressaltou a secretária.

Juliana observou que, passando pelos corredores do Senac, percebe-se que a maior parte dos alunos são brancos, apesar de mais de 50% da população ser composta por negros. “Não é porque faltam bolsas ou divulgação. É porque, infelizmente, a gente ainda não se enxerga nesse lugar. Infelizmente, a gente acha que o Senac não é para a gente. Não por conta do Senac, mas por conta da nossa cultura. Então, ter esse momento aqui hoje é para mostrar que realmente o nosso lugar são todos os lugares”, pontuou.

“São as nossas potências que se uniram para a gente olhar esse problema e nós vamos encontrar uma solução. Pode ser que a mudança regional não seja tão percebida, mas no nosso dia a dia, desde o dia que nós recebemos o convite para participar dos projetos, já mudou”, afirmou Juliana, fazendo referência a melhorias já alcançadas no atendimento prestado pela Assistência.

O diretor do Senac Barretos, Juliano Ferraz, afirmou que o Congresso compartilha muito do que o Senac acredita e pratica. “É uma imensa honra recebermos em nossa escola este Congresso para falar de um tema tão importante. Um evento de tamanha importância nos dias de hoje, e queríamos que fosse de sempre”, afirmou. Ele reforçou sobre as bolsas oferecidas pela instituição e observou que, mesmo assim, muita gente que precisa não chega dentro do Senac. “Hoje é uma honra recebê-las e recebê-los aqui, porque é uma forma de a gente fazer o nosso papel de conexão social. Não estamos aqui sozinhos em uma ilha, nós fazemos parte do contexto social e para isso estamos disponíveis para atender as necessidades da nossa comunidade”, destacou.

A mesa de abertura foi composta também por Maria Izildinha Dias Dionisío, chefe de seção do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Barretos – DRADS Barretos, por Eeloísa Almeida, coordenadora do Projeto Minhas Cicatrizes Não Falam Por Mim e pelo professor Mestre André Aloísio, representante do projeto junto à Unesp.

Esta edição traz o tema “Corporeidade Negra: Corpos Coletivos, Culturais, Políticos e Religiosos”. O Connegro tem como objetivo promover reflexões sobre a educação antirracista, o letramento racial e as culturas dos povos negros brasileiros, sob a perspectiva das identidades, territorialidades, religiões de matriz africana, bem como do combate ao racismo e da promoção da equidade social.

Ao longo dos dois dias do evento são realizadas performances artísticas, conferência sobre ancestralidade e resistência, rodas de conversa, além da apresentação de projetos e documentários de especialistas no tema.

O Connegro é um evento anual do EducAxé/Proec/Proade/Unesp, realizado pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Araraquara, pelo Nupe (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão – GT/FCLAR) e parceiros, por meio dos NUEDs (Núcleo EducAxé Unifafibe, Núcleo EducAxé Drads/Barretos, Núcleo EducAxé FCHS-Unesp Franca e Núcleo EducAxé de Arte).

O congresso, que se estende para esta quinta-feira, 30, é aberto à participação de toda a comunidade e é realizado no Senac Barretos, na Avenida 21, n. 87, no Centro, das 8h às 15h30.

Você pode se interessar por:

Diversas

Ação do Ministério Público pode extinguir cargos comissionados na Prefeitura

Diversas

Deputado Marcelo Aguiar recebe lideranças do interior e discute emendas para municípios da região

Geral

Dois Amores

Administração

Agronegócio

Brasil

Celebridades

Cidades

Coronavirus

Cultura

Diversas

Economia

Educação

Esportes

Eventos

Geral

Meio ambiente

Mundo

Obras

Polícia

Política

Receitas

Saúde

Segurança

Social

Tecnologia