O curso Liderança Cívica, uma iniciativa voltada ao fortalecimento de lideranças com foco em transformação social e desenvolvimento, foi finalizado na última terça-feira, 29 de abril, no escritório regional do Sebrae-SP em Barretos. A capacitação contou com a participação de autoridades de Barretos e região.
Com carga horária total de 32 horas, o curso foi dividido em quatro encontros teórico-práticos e abordou temas como gestão de pessoas, resolução de conflitos, negociação, liderança e representatividade social, empreendedorismo cívico e estratégias para a construção de planos de ação com impacto positivo na sociedade.
“O curso auxilia os líderes a se tornarem agentes de mudanças positivas e integradoras. Ao final de cada módulo, os participantes foram desafiados a aplicar os conhecimentos obtidos em suas realidades locais, fomentando ações práticas e sustentáveis”, afirmou Marco Aurélio Tiodolino, consultor de negócios do Sebrae-SP.
Ainda de acordo com Tiodolino “a iniciativa reforça o compromisso do Sebrae-SP com a formação de líderes conscientes, éticos e preparados para enfrentar os desafios sociais e promover transformações que beneficiem seus municípios”.
A formação teve grande repercussão entre os participantes. Para Gabriel Aparecido de Carvalho, diretor de Cultura e Lazer de Ariranha, a experiência foi enriquecedora. “O curso foi muito produtivo, me ensinou várias questões sobre liderança, especialmente no aspecto da organização. Mostrou o que eu precisava trabalhar em mim para aplicar no meu trabalho. O destaque foi a aula sobre conflitos — inclusive, já estamos colocando em prática o que aprendemos e colhendo resultados”, relatou.
Manuela de Souza Ferreira Francisco, assessora da Secretaria Municipal da Cidadania de Morro Agudo, também destacou os aprendizados.
“O curso trouxe muitas ferramentas e um novo olhar, especialmente para quem está migrando da iniciativa privada para a gestão pública. Ampliou meus conhecimentos e abriu portas para outras capacitações. Já estamos aplicando algumas ideias na secretaria”, afirmou.
Já Elaine Lucas de Souza, diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento e Administração de Bebedouro, reforçou a importância da formação para quem atua com gestão de pessoas.
“Lidar com pessoas na gestão pública é um desafio cada vez maior. É fundamental que a equipe esteja alinhada com o prefeito e a gestão como um todo. A liderança exige proximidade e engajamento. Agradeço ao Sebrae-SP por essa importante parceria. Já fui secretária de Assistência Social por oito anos e sempre tive uma relação próxima com o Sebrae. Agora, sigo com essa nova missão”, concluiu.