O artista plástico Maurício Valente está nos últimos ajustes para concluir os dez carros alegóricos que desfilarão no 1º Desfile da Cultura Tropeira, que acontece neste domingo, 4 de maio, às 9h, com saída do Recinto Paulo de Lima Corrêa. Com mais de duas décadas de experiência na elaboração e decoração de carros para desfiles tradicionais no interior paulista, Valente utiliza um espaço cedido pela Prefeitura de Barretos, no Almoxarifado Municipal, como ateliê, em que transforma suas ideias em realidade.
Segundo ele, os carros, que abordam temas como a cultura tropeira, a música sertaneja, o agronegócio e outros aspectos da tradição regional, “foram idealizados para homenagear as raízes culturais do interior e proporcionar uma experiência visual única ao público”, diz.
O desfile, promovido pelo Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Segundo os organizadores, o evento busca resgatar e celebrar a riqueza cultural da região, conectando as novas gerações às suas origens.
Composto por dez carros alegóricos temáticos, o desfile percorrerá um trajeto que inclui o Recinto Paulo de Lima Correa, a avenida 23, a rua 18 e a avenida 15, com destaque para a Praça Francisco Barreto, onde haverá estrutura especial para o público.
Algumas personalidades locais foram convidadas para representar as pessoas que marcaram a história contada pelos carros alegóricos. A Banda Marcial Municipal de Promissão é atração especial e percorrerá as ruas realizando sua performance de coreografias especiais, com a participação de todos os seus músicos.
Maurício Valente destacou o compromisso de levar arte e tradição ao evento: “Cada detalhe desses carros foi pensado para transmitir a essência da cultura tropeira e sertaneja, valorizando elementos que fazem parte da história do nosso povo.”